26.11.09

Ponto caseado passo-a-passo

Depois de muitas tentativas (algumas frustadas, é verdade), acho que consegui fazer um caseado decente. Ainda não é uma perfeição, mas com bastante treino eu chego lá. Tentei fazer um PAP beeeem detalhadinho, quase um stop-motion, porque é muito difícil explicar o ponto com palavras. Ia ficar assim: enfia a agulha da direira para a esquerda, passa por baixo, volta por cima... Confusão total! Então, vamos ao passo-a-passo? Clica que aumenta!

Se você for prender dois pedaços de tecido com o ponto caseado, não esqueça de colocar um alfinete para prendê-los, porque senão eles vão "andando", e acabam desalinhando.

No primeiro ponto, a linha deve entrar na face oposta do feltro alinhada com o nó. Tente traçar um eixo imaginário entre os dois pedaços de tecido. Essa passada de agulha por dentro do primeiro ponto (figura 7) é só para ele não ficar tortinho. Tente fazer um sem passar a agulha por dentro e você vai entender o que estou falando.

A cada pontinho, puxe com firmeza (e não com força!) a linha.

A agulha volta passando dentro da laçada. Depois de alguns pontos a gente pega a lógica do negócio.

O bonito do caseado é deixar todos os pontos do mesmo tamanho e com a mesma distância entre eles.


Para finalizar: insira a agulha praticamente no mesmo buraquinho do ponto anterior (figura 23), passe a agulha por dentro do laço (figura 25) e dê um nó (figura 27).

Eu dei um nó duplo (nem sei se é assim, mas achei um nózinho só muito fraco). Depois é só esconder o que sobrou (figura 31).

E... Tcharam! E aí, amigas arteiras? Acertei? Se estiver errado podem falar que eu atualizo as fotos do jeito certo, viu? A idéa é realmente dar uma explicação fácil para todo mundo, porque o que tem de gente por aí que não sabe finalizar caseado... não é brincadeira. E eu achei que fosse a única...

Espero que dê para entender. Se não der, é só me avisar que fotografo de novo. Acho que agora consigo presseguir nos meus projetinhos de Natal!

Beijos a todas!


PS:
Ah! A Fê do Minha Casinha lembrou bem! Tem um vídeo muito bom ensinando a casear, é só clicar aqui. A explicação é bem simples e a gente acaba aprendendo mesmo. Eu devo ter visto esse vídeo umas 5 vezes e fui fazendo junto, até sair.

16 comentários:

Unknown disse...

Oi Naty, muuuuuito bom seu PAP sobre o ponto caseado, adorei!

Eu aprendi a fazer vendo um video do youtube que a Maíra do blog Cafofo Fofinho da Má me passou, se quiser dar uma olhadinha, é nesse link:

http://www.youtube.com/watch?v=Cu63YN1BxIY

Beijoca e obrigada pelo carinho la no blog por causa do meu au-au =)

Ticha disse...

Olá!!

Muito bem!!! Obrigada por partilha!! :D

Beijinhos e bom fim de semana!!

Unknown disse...

uau superexplicativo!!!
acho que de todos os paps que ví o seu dá de dez pois ensina desde o primeiro ponto até o acabamento :D
linda iniciativa!
beijinho,
Ana

Ruby Fernandes disse...

Adorei seu pap amiga!!! Super bem explicado!
Ai, estou mega curiosa para ver meu presentinho :)
Bjo florzita :D

Anônimo disse...

Oi, Romântica de plantão!

Tô meio enroladinha aqui e as artes românticas foram "pausadas" mas logo, logo termino e posto!

Amiga, esse PAP está uma loucura! super-detalhado...até eu que não saco nada, nada, nada de costura acho que "pego"...rsrss

Parabéns pelo post! show!

Beijo!

Priscila Oliveira disse...

Oi querida, ficou ótimo seu PAP, acho que agora vou saber fazer bem direitinho, o meu não ficava tão bonitinho assim,rsrs!
Bjs....e bom findi!

Priscila Oliveira disse...

Oi querida, ficou ótimo seu PAP, acho que agora vou saber fazer bem direitinho, o meu não ficava tão bonitinho assim,rsrs!
Bjs....e bom findi!

Ju disse...

Muito bem explicado seu PAP, eu tbém tinha dificuldade em finalizar e agora vendo ajudou muito...brigadim...aq preciso q vc mande pro meu e-mail o seu endereço pra troquinha dos cartões...hoje é o último dia...bjinhos!!

Mimi disse...

Prendada!!!! EU!!!!! Você é que já tá dando até aula!!! rsrsrsrs

Eu ando mega sumida, tô fazendo jornada dupla (soa familiar???). De dia trabalho pro Leão, a noite pro Leozinho rsrsrsrs, tô ADEvogando pra variar um pouco.

Vi seus recadinhos no meu blog, amei! E o seu, hein, tá bombadno, menina...como voc~e ficou famosa rápido!rsrsrsr

Estou comsaudades do seu sorriso, das nossas conversas jogadas fora...

Beijo e um abraço beeeeem apertado

Unknown disse...

Oi Nathalia,
que passo a passa ótimo, muito bem explicado. Até que o caseado eu fazia, mas o início eu me confundia um pouco, agora vou fazer direitinho.
Beijos e bom fim de semana!!!

Unknown disse...

oieeeeeeeeeeee
amei o paps....mto obrigada por compartilhar...querida
bjks

Padma Lodrön disse...

Eu sabia fazer esse ponto, mas deu um branco total! Muito obrigada por me lembrar e tão bem explicadinho. Beijo.

Carlinha disse...

Oi Flor ... Meu sonho de consumo era aprender a fazer esse ponto, amei... Você explicou direitinho. Um grande Beijo
http://jeitofelizdeser.blogspot.com/

Sáude & Decoração disse...

Olá!

Adorei seu blog e dicas,já virei seguidora e estarei sempre por aqui para trocármos figurinhs,rsrsr...

Faço um convite para conhecer meu cantinho e torna-se seguidora para acompanhármos as atualizações uma da outra.

saudeedecoracao.blogspot.com

Unknown disse...

Valeu!!!! Muito ilustrativo e fácil de entender. Muito obrigada!!!

Unknown disse...

ótimo seu passo a passo!
tenho um blog de artesanato
www.artesuspensas.blogspot.com
estou te seguindo.
quero aproveitar p divulgar meu novo trabalho,ok!?

__________________________________

Todo mundo quer um Blog "bombando" não é mesmo!?

Se o seu blog anda 'fraquinho', sem muitas visitas, sem muitos acessos,os negócios não estão como gostaria...

Nós temos a SOLUÇÃO!!!


"CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE TRAFEGO, PARA QUE SEU BLOG FIQUE MELHOR LOCALIZADO!"


"SÃO MAIS DE 10.000 VISITAS EM APENAS UM MÊS"

POR APENAS
R$ 30,00

VOCÊ PODE DESCANSAR FAZER O QUE QUIZER ENQUANTO TRABALHAMOS
POR VOCÊ!

Não perca tempo, visite agora
http://trabalhodisponivel.blogspot.com.br/

 
PageRank