8.10.12

Comidinhas de fim de semana: panquecas americanas


Hoje a seção "Comidinhas de fim de semana" não vai ter receita de almoço nem de jantar. Quem me segue no Instagram (@nceccon) já sabe que sábado rolou um café da manhã daqueles lá em casa, com direito a panquecas americanas. Tudo isso para recepcionar o namorado (que estava viajando) e porque o pão-nosso-de-cada-manhã havia acabado. Foi a combinação perfeita para inventar moda na cozinha.

Preciso pedir desculpas porque não consegui tirar uma fotinho sequer da panqueca melecada de mel, nutella, requeijão ou seja lá o que você for colocar em cima. Estávamos com fome e o cheirinho da panqueca era tão delicioso que devoramos tudo rapidinho. Nossas lombriguinhas agradeceram  :)

Vale lembrar três coisas:
1) A receita tirei daqui.
2) Já experimentamos vááááárias receitas de panquecas americanas, e essa ganha de lavada. A melhor de todas, salve-salve!
3) Você pode até pensar que a receita leva muita laranja e que esse será o gosto da panqueca... Ledo engano. Não sei para onde vai o tal gosto da laranja, mas você nem sente que leva esse ingrediente na receita. Ela fica levinha, suculenta, deliciosa... #babei



Panquecas americanas
(rendimento: 11 a 12 panquecas)

Ingredientes
  • 1+ 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara de suco de laranja e limão (esprema meio limão e complete a xícara com suco de laranja)
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 2 ovos
  • 3 colheres de óleo
  • raspas de limão
  • essência de baunilha a gosto (não usei, porque não tinha)
Modo de fazer
Misture a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Reserve. Em outro recipiente, misture os ovos, o suco de laranja e limão, o óleo ,o creme de leite, as raspas de limão e a baunilha até se tornarem uma mistura homogênea. Adicione a mistura de farinhas à mistura líquida e mexa cuidadosamente com o auxílio de um fouet. Em uma frigideira bem quente espalhe um pouco de óleo com o auxílio de um papel absorvente. Coloque meia concha da massa na frigideira, procurando fazer círculos com diâmetro entre 7 e 10 cm, tomando cuidado para que as panquecas não fiquem nem muito finas e nem muito grossas. Quando estiver firme, vire e frite o outro lado.

Sirva com maple syrup, geléia, doce de leite, nutella, requeijão, manteiguinha, polenguinho, goiabada... Qualquer coisa fica uma delícia em cima de uma panqueca dessas!

9 comentários:

Paty Lippi disse...

Que delícia florinha! Vou tentar fazer! Obrigada pela receita! Bjs

Tami Fonseca Sousa disse...

Adorei seu blog,fiquei encantada e estou te seguindo.
Uma linda semana pra vc.
Bjinhus

Gabi disse...

Aii que delícia,m Deu agua na boca!

Beijo

raquel pedruzzi disse...

Norinha fiquei com muita vontade de experimentar essas panquecas, mas domingo todos acordamos tarde e o Rafa não achou logo os ingredientes e resolvemos deixar para a próxima visita de vocês! Se forem conosco no fim de semana para o encontro da TOCA, podemos combinar de fazer, né?!
Viu que lindo que é o sítio? E as mesinhas (3) com pé palito são de vocês viu? É só ir lá e buscar quando quiser!!!
Bjsss

Ruby Fernandes disse...

Olá flor!
Que delícia, adoro panquecas!
Como vai a Lola?
Suas fotos estão lindas viu?
Bjão =)

Sandra Lima disse...

Marido que não leia tantos elogios, ele adora panquecas! Se eu comentar sobre elas, terei minha manhã de domingo destinada à cozinha, hehe.
(Em todo caso, já copiei a receita...)
Beijos

Mariana Simioni disse...

hmmm, sou recém casada e só sei fazer strogonoff, seu blog está me ajudando MUITO! pode acreditar rs... To te sguindo, beijao!

Vero Kraemer disse...

Ná querida, que delícia!!!
Eu quero muito!
Beijosssssssssss e um lindo final de semana pra ti!
Vero

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Quanto tempo, Nathalia.
Gostei de ver como você está bem, no seu Sonho de Casa, fazendo quitutes e "Comidinhas de fim de semana".
Beijo.

 
PageRank