6.7.10

Sacolinha de viagem

Faz tempo que eu não divulgo um passo-a-passo aqui, né? Há alguns meses prometi mostrar como fiz a sacolinha de viagem, ou porta-lingerie, que dei de presente de aniversário para minha cunhada. Eu particularmente fiquei apaixonada pelo resultado, pois foi uma união bem-sucedida de bordado e patchwork. E o melhor de tudo: a aniversariante A-M-O-U o presente!*

* Eu não sei vocês, mas sempre que dou de presente algo que foi feito por mim fico um pouco nervosa. Nem todo mundo gosta de produtos artesanais, certo? E a cunhada é super-moderna, designer e tudo o mais... E não é que me surpreendi? No fundo, acho que quem ganhou o presente fui eu, ao vê-la tão contente!

Como eu queria que o tamanho final da sacolinha fosse 25x35cm montei a mistura de tecidos de forma a atingir essa medida. O bordado do meio media cerca de 15x15cm, e foi feito com base nesse risco aqui (já tinha postado ele aqui antes, lembra?):

heart-birds-and-flowers-we

Como a cunhada é muito alegre, eu queria que tudo ficasse bem colorido e com um ar moderninho. Depois do bordado feito, cortei as tirinhas de tecido que ficariam em volta para compor a sacolinha.

E também cortei um pedaço de algodão cru com 27x40cm para ficar na parte de trás da sacolinha. Resolvi fazer o patchwork só na frente, e deixar a parte de trás lisa.

Vamos organizar as informações? Você vai precisar de:

- 2 pedaços de tecido rosa xadrez medindo 7,5x15cm cada;

Foto3

-2 pedaços de tecido verde de bolinhas: um medindo 27x18cm e outro medindo 27x10cm;

Foto2

- 1 pedaço de tecido bordado medindo 15x15cm;

Foto1

- 1 pedaço de tecido medindo 27x40cm para parte de trás.

Esse é o esqueminha de como vai ficar:

Sacolinha1

1. Comecei costurando os pedaços de tecido rosa xadrez no bordado. Ficou assim:

passo1

passo2

2. Depois, uni os pedaços de tecido verde de bolinhas. O pedaço maior fica na parte de cima pois ainda teremos que fazer uma dobra lá no alto, por onde passará o cordãozinho que fechará a sacolinha. O menor fica na parte de baixo (esqueci de fotografar essa parte… sorry!).

passo3

3. Agora vamos unir o pedaço de 27x40cm, que é a nossa parte de trás.

Foto12 Foto11

4. Pronto, já temos uma sacolinha surgindo, certo?

Foto13

5. Fiz uma pequena bainha na parte de cima (dá para ver na foto anterior), apenas para dar acabamento. Depois, levei em um armarinho e pedi para bater o ilhós bem no centro, deixando uns dois dedos de distância da borda. Assim:

Sacolinha2

6. Dobrei o tecido que ficou acima do ilhós para dentro da sacolinha e costurei. Isso cria uma espécie de “tubo”, por onde passei o cordãozinho de cetim que fecha a sacolinha.

Sacolinha3

E o resultado é esse aqui:

DSC03183

Apesar da quantidade de informações, juro que é muito mais fácil do que parece. Escrevi muito porque tentei ser bem clara, assim as mocinhas que nunca se aventuraram na costura podem criar coragem e encarar o projeto. Quando eu comecei a me interessar por costura sentia muita falta de tutoriais bem mastigadinhos, que me ensinassem tudo de forma bem explicada.

Uma dica: Se você quiser simplificar, basta cortar dois pedaços de tecido com o mesmo tamanho, uni-los e depois fazer a dobra onde entrará o cordão. Faz assim: uma os dois peçaços de tecido e pula para o passo nº5, ok?

Espero que tenham gostado. E, se você se animou e resolveu fazer um, mostra para gente! Beijoca nas bochechas!

15 comentários:

Ellen Daiane disse...

Oi, Natalia..ótimo seu pap..pena que eu não saiba fazer nadica ....mas da uma vontade de aprender
Bjooo

Marcia disse...

Nath, querida, tinha visto essa belezura no blog da Raquel. E o melhor é que é super fácil de fazer!!! Adorei seu PAP, super explicadinho!
Beijoca

Priscila Oliveira disse...

Oi Nat, ficou linda essa sacolinha, amei o pap!
bjs....

raquel pedruzzi disse...

Oi Mag! Vendo seu post me lembrei que vi uma reportagem na TV hoje onde uma mulher ensinava a arrumar a mala de viagem. E ela colocou em sacolinhas as calcinhas e sutiãs, as meias, os sapatos. Preciso me organizar com umas sacolinhas lindinhas iguais a esta que vc fez, para levar na mala agora! Adorei a idéia e o PAP!
Bjinhos

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Amiga, estou vindo convidar vc a participar do sorteio de um lindo brinco da Maria Santa.Passa lá no meu blog ok!!
Bjs Leila

Nárriman disse...

Ei minha linda, que saudades!!!
Olha, eu já havia me apaixonado pela sacolinha quando a ví postada no blog da sogrinha, aliás vc sabe que seus bordados andaram me inspirando né?
Esse pap ficou bem explicadinho, quem quiser arriscar vai encontrar facilidade.
Bjs!!

Cin disse...

Oieeeee!!!!! Menina, cheia de novidades einh! Primeiro, obrigada pelo PAP bem explicado. Sabe pq? Pq vou comecar a me aventurar com a minha máquina! Acabei de arrumar meu cantinho hoje e agora tenho um lugar fixo para ela. Assim, quando eu tiver um tempinho, vou comecar a tentar! rs...

Seu blog ta lindo!

bjo

Letícia disse...

Nathália,
quanto passos para a produção do meu presente. vc é mesmo muito habilidosa e dedicada! eu amei mesmo o presente, uso sem parar! e as coisas que a gente mesmo produz tem um valor especial, não é? acho que o presente produzido tem um charme e o valor muito especial, pq sei que não foi só ir numa loja e comprar um presente, foi tudo planejado e construído. obrigada pelo carinho! beijos

Letícia disse...

Nathália,
quanto passos para a produção do meu presente. vc é mesmo muito habilidosa e dedicada! eu amei mesmo o presente, uso sem parar! e as coisas que a gente mesmo produz tem um valor especial, não é? acho que o presente produzido tem um charme e o valor muito especial, pq sei que não foi só ir numa loja e comprar um presente, foi tudo planejado e construído. obrigada pelo carinho! beijos

Rosangela disse...

Ola querida adorei seu blog voltarei sempre beijos.

Vero Kraemer disse...

Ná, eu jurava que tinha falado pra ti que achei essa sacolinha lindaaaaaaaa, mas acho que achei que falei e não disse... será que deu pra entender??? rsrsrsrsrrss
Ná, ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esta sacolinha, que coisa cute!!!
E ameiiiiiiiiiiiii seu recadinho lá no blog, muito fofo, emocionei!
Beijosssssssssss pra ti
Vero
Ahhhh, tem sorteio lá no blog, voi?

Soraia Melo disse...

Oi Naty, que linda a sua bolsinha querida...eu tb estou adorando costurar...ainda nao me arrisquei a colocar ilhos... :( mas chego lá!
Adorei a combinação de tecidos e tb do bordado, muito delicado, parabens!
Com certeza um ótimo presente.
beijinhos e um lindo fds querida
So

Marcia disse...

Oi, querida,
passei aqui para dizer que estou com saudades e para te contar que finalmente comecei a colcha de crochê!!! Eeeee!!! Coloquei no blog a foto dos primeiros quadrinhos (o negócio vai loooonge, rsrsr). Beijoca e boa semana.

VanessaGuerra disse...

vê os conjuntos lindos e super baratos de guardanapos de decoupage que tenho no meu blog.. hoje envio gratis para Portugal.. beijocas

Maura Fischer disse...

Quanto talento!!! Ficou linda!!!
Um abraço,
Maura

 
PageRank