5.9.09

Cuidados com o parquet

Buenas tardes muchachas! Depois de um longo e tenebroso inverno (mentira, tá um calorão aqui!), estou de volta! E hoje com fotitas fresquinhas do novo apê.
Foto do parquet antes da aplicação do sinteko.

Como eu nunca morei em casa com piso de madeira, fiquei um pouco preocupada com a manutenção. Pode varrer? Pode passar pano? Pode lavar? Pode aspirar? Muita calma nessa horas, vamos por partes.

O parquet lá de casa tem nada mais nada menos que 30 anos. E sem sinal de cupim ou taquinhos soltos. Uma raridade! Mas estava escuro, manchado, merecendo um carinho e um cuidado especial. Os novos parquets são bastante resistentes também, mas necessitam dos mesmo cuidados.

1. O parquet é parente do Cascão
Em primeiro lugar, o excesso de umidade é muito prejudicial a esse tipo de piso, pois pode deformar as peças de madeira e ainda deixar manchas escuras. Se começar a chover, por exemplo, feche as janelas ou dê um jeito da chuva não alcançar o piso. E, se acontecer de cair algum líquido, tente enxugar rápido, não deixe que seque sozinho pois o piso provavelmente o absorverá.

2. Mas também não precisa ser um deserto do Saara
O sol também não é muito legal para o parquet. Ele mancha, resseca, e pode estragar o piso com muita facilidade. Enfim, não exagere (ou passe protetor solar no seu parquet... rs). Se a umidade relativa do ar de onde você mora for abaixo de 30%, convém instalar um umidificador de ar. Ou resolva isso deixando a porta do banheiro aberta na hora de tomar aquele banho quentinho.

3. Adote hábitos asiáticos
O desejo mais profundo de todo parquet seria andarmos sempre de meia em cima dele. Isso porque a sujeirinha que fica sob os nossos sapatos pode arranhá-lo. Aí você diz: "ah, que exagero! Vai arranhar quase nada!". Mas imagina um parquet que, durante 30 anos, teve 3 pessoas (os antigos moradores) caminhando com sapatos sujos de rua, e passando sempre pelos mesmos lugares da casa? Já estava tudo marcadinho. Se você não se importar, OK. Mas se quiser manter o seu piso novinho por mais tempo, instale um tapetinho perto da porta, e deixa as havaianas por ali. Assim, é só chegar em casa, limpar os pés e trocar o sapato apertado por um confortável chinelinho.

4. Sapatinhos para os móveis
Para evitar outros tipos de arranhões (mas igualmente indesejáveis), que tal calçar os pés dos móveis? Aqueles adesivos de feltro, vendidos em qualquer supermercado, evitam superbem o problema.

5. Cuidados com a limpeza
Nunca use água em excesso, torça bem o pano antes de passá-lo. E nada de cêra ou vassouras de cerdas duras nele, viu? Ao invés de proteger, acabam estragando o piso. Se puder, opte por um aspirador. Uma ótima dica de limpeza é misturar um pouquinho de vinagre na água do balde e aplicar com um pano úmido.

Por enquanto é isso. Qualquer novidade com relação aos cuidados com o parquet, eu volto a postar aqui, ok? E, se alguém aí tiver alguma dica, divida com a gente!

Besitos!

4 comentários:

Mimi disse...

Engraçado, Nat...você rodou, rodou e tenho certeza absoluta que acabou ficando com o apê que é a sua cara. Eu já consigo ver essa casinha toda linda, com esse piso de madeira....tudo do jeitinho que você sempre quis. Fico tão feliz por ti!

E pode confiar, o aspirador vai salvar vidas. rsrsrsrs

Beijos

Ruby Fernandes disse...

Oie Nathália.
A cortina da minha sala é de voal sim, eu mandei fazer com prega americana, fica com um franzido bem bonito em cima. A minha é com trilho, mas se você fizer no varão também fica linda.
Bjo flor.

Anônimo disse...

É verdade, o parquet tem que ter um cuidado super especial.
Qualquer coisa pode aranhar, aki em casa nos quarto temos parquet, e nos quartos usamos pc, ai nós temos cadeiras como rodas. Tem que usar tapete senão não tem mais parquet.
Aki em casa faz mais de 40 anos.
Ainda está grudado. Mas creio que seja a qualidade de antigamente na fabricação do parquet.

Johanna disse...

Me mudei para uma casa onde todo o piso é de paquet, alguns taquinhos estão saíndo e estou colando com cola de madeira, gostaria de saber se passar cinteco ajudaria a conservar o piso.

 
PageRank